Como que fica o sexo depois dos filhos?

Como que fica o sexo depois dos filhos?

A chegada de um filho muda totalmente a dinâmica da vida de um casal, a ponto de ser renegado como último item na lista de prioridades, exatamente a coisa mais valiosa que proporcionou a chegada dessa nova criaturinha: o sexo.

Desde o começo dos anos 2000, a Organização Mundial da Saúde incluiu o sexo como um dos pilares mais importantes da qualidade de vida, ao lado da família, do lazer e do trabalho. Mais uma razão para que o casal não descuide de sua vida íntima mesmo com a chegada de mais gente para dividir as atenções.

Vocês acabam se esquecendo de como se divertiam e se amavam, porque a vida entra num ritmo diferente. A mulher sente mais os efeitos de ter vivido uma gestação e nem sempre consegue separar bem seus papéis de mãe e de mulher, por isso é importante que o casal consiga ter momentos de intimidade para alimentar o amor que os manteve juntos nessa jornada.

Os médicos recomendam uma pausa de seis semanas para que a vida sexual volte ao normal, mas cada uma deve respeitar seu tempo e seu corpo. As atenções estarão voltadas para o bebê, mas aos poucos, tente olhar para si mesma e se cuidar mais fisicamente e emocionalmente.

Durma bem
A falta de sono é um dos maiores inibidores da libido. Talvez não haja muito o que fazer durante um período, mas procure descansar sempre que o bebê estiver dormindo, peça ajuda sempre que necessário. A divisão de tarefas entre pai e mãe, relacionadas ao bebê, vai ajudar o casal a estreitar ainda mais os laços e diminuir a sensação de esgotamento também emocional que muitas mulheres experimentam.

Cuide da autoestima
É natural que a vaidade fique em segundo plano e a autoestima acabe um pouco abalada nessa fase. A mulher acaba tendo pouco tempo para se cuidar como gostaria ou falta ânimo. Lembre-se que você é parte fundamental para que a criança se desenvolva bem, mas isso só acontecerá se você estiver saudável e feliz. Cuide da alimentação, beba bastante água, tome banhos relaxantes e aos poucos volte a se exercitar, ainda que a única coisa possível sejam caminhadas, empurrando o carrinho do bebê. Fará bem a você e a ele esse contato com o mundo lá fora.

Retome suas atividades
Troque o pijama por uma roupa confortável, mas bonita. Receba amigos em casa, saia para almoçar, reserve tempo para que você e seu companheiro conversem sobre assuntos que não envolvam apenas o bebê e os problemas da casa. Aos poucos, a vida vai voltando ao normal e você perceberá que pode ser uma mãe incrível sem abandonar a mulher maravilhosa que é.

Tenha aliados
O parto e a amamentação podem diminuir a libido e comprometer sua lubrificação natural. Lembre-se, é apenas uma fase da sua vida. Mas os momentos de intimidade são importantes para que a sua rotina volte ao normal. O K-Y Gel Lubrificante é um excelente aliado para que a relação sexual seja confortável e mais prazerosa, mesmo que o corpo ainda não responda aos estímulos que o cérebro recebe. A fórmula de base aquosa é segura para ser usada durante a gravidez e o período de amamentação. Em caso de dúvida, consulte sempre um médico de confiança.